Peritos europeus vão identificar melhores práticas nos contratos cloud
Link: Peritos europeus vão identificar melhores práticas nos contratos cloudOs gajos na Comissão Europeia estão lá…
Governo dá preferência ao software open source no Orçamento de Estado para 2014
Eu não sou muito dado a devaneios, mas a divulgação desta medida no OE2014 mexe com qualquer coisa no meu âmago.
Acho muito bem que se aplique a preferência a ferramentas novas e desenvolvimento de novos sistemas. Mas é completamente desnecessário estar a complicar a renovação de licenciamento/suporte cujo esforço de descontinuação implica migrações de dados/código e incorrer em custos financeiros, humanos e processuais.
Além disso, será que a medida tem presente a diferença entre OSS e FOSS?
Para os novos desenvolvimentos de sistemas de informação serem em OSS, agradecia-se uma postura que se orientasse pela seguinte frase: “A aplicação e base de dados ficarão em software livre. O governo assume a responsabilidade caso a plataforma concebida caia e por falta de suporte da comunidade, a situação seja irrecuperável.”
Se me vierem dizer que posso pagar e contratar suporte sobre inúmeras plataformas de OSS, contraponho a questionar onde fica então a vantagem de usar o tal software livre, já que fico com despesa e vinculado a um prestador de serviços?
Acho que esta medida, como é aplicada, acrescenta um fraco freio ao despesismo, pois no final trata-se de “dar preferência”. Não é vinculativa.
Deixo a sugestão: comparar os custos de centro de dados próprio, servidores físicos próprios, circuitos de rede dedicados, licenciamentos de software perpétuos com outros modelos de exploração: IaaS, PaaS e SaaS.
O (F)OSS já foi muito apetecível mas o mal maior não vem daí … Está na hora de evoluir.
Para aqueles que ainda acham que há serviços na Cloud que são grátis
Link: Para aqueles que ainda acham que há serviços na Cloud que são grátisConvido a olharem para esta ilustração e pensem no que acarreta confiar a nossa identidade digital e arquivos pessoais a terceiros :)
Portuguese Data Center showcase
On this blog I’ve posted about Google and Microsoft’s data centers and how they work. Let me share with you a great national project from a portuguese telecom company:
Perhaps this is the start of a great new age for the portuguese IT scene.
No comments :
Post a Comment